Loader Image

A equipa de Rendimento Social de Inserção da IPSS “O Sonho”surgiu no seguimento de um protocolo celebrado entre o Centro Distrital de Segurança Social de Setúbal e a IPSS “O Sonho” desde Outubro de 2007. A Equipa d’ O Sonho compromete-se a desenvolver acções de acompanhamento aos beneficiários do RSI, distribuídos pelas freguesias de S. Sebastião, Sado e Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra.

Trata-se de uma equipa multidisciplinar constituída por um Assistente Social, um Sociólogo, um Psicólogo e um Investigador Social e 6 Ajudantes de Acção Directa que acompanham 290 Agregados Familiares, o que corresponde a 841 beneficiários RSI.

O Rendimento Social de Inserção (RSI) é uma medida de Política Social que consiste numa prestação incluída no Subsistema de Solidariedade, no âmbito do Sistema de Protecção Social de Cidadania, e num Programa de Inserção, de modo a conferir aos beneficiários e aos seus agregados familiares apoios adaptados à sua situação pessoal, que contribuam para a satisfação das suas necessidades essenciais e favoreçam a progressiva inserção laboral, social e comunitária.

O RSI destina-se a indivíduos e famílias que se encontrem em situação de grave carência económica e que cumpram as condições de atribuição estabelecidas por lei.

O RSI é de natureza pecuniária, com carácter temporário e com um montante variável, de acordo com a composição do agregado familiar.

O principal objectivo do protocolo de RSI é a progressiva inserção social, laboral e comunitária dos beneficiários, bem como prestar os apoios necessários a cada situação específica, de forma a contribuir para a satisfação das necessidades básicas dos mesmos. Para atingir este objectivo, a equipa desenvolve acções de acompanhamento que se traduzem em atendimentos/acompanhamento social e visitas domiciliárias aos agregados.

  • Fase de instrução do processo que inclui a elaboração da informação social para a decisão final de atribuição da prestação.
  • Fase de Acompanhamento que compreende as etapas do percurso de inserção, realização do diagnóstico familiar, negociação e definição do Programa de Inserção, acompanhamento do seu desenvolvimento e respectiva avaliação
  • Realizar atendimentos, encaminhamento e apoio psicossocial;
  • Efectuar a articulação com outros serviços.
  • Desenvolver acções de sensibilização de forma a promover o desenvolvimento de competências pessoais; sensibilizar os beneficiários para as temáticas RSI – Direitos e Deveres; Educação para a Saúde; Cidadania; Empregabilidade; Família/Educação Parental; Economia Doméstica.

Para atingir os objectivos delineados a Equipa de RSI assegura o acompanhamento sistemático e multidisciplinar aos indivíduos/famílias beneficiários de RSI. Desta forma, promove uma intervenção multissectorial, desenvolvendo actividades em áreas de intervenção diversificadas tais como gestão doméstica, saúde, emprego, formação profissional, educação, gestão da dinâmica familiar.

Pretende-se por intermédio de metodologias de participação activa e de empowerment, contribuir para dignificação das condições de vida da população abrangida, para a prevenção de situações de risco e exclusão social e para a progressiva inserção profissional, social e comunitária dos beneficiários abrangidos.

Para o esclarecimento de qualquer dúvida, dirija-se à Equipa Multidisciplinar de RSI com sede na Rua do Festróia, Urbanização Encosta do Parque – Loja 1, 2910-859 Setúbal, ou ao Serviço Local da Segurança Social de Setúbal.

Contactos

Contactos RSI:

Morada: Rua da Festroia urbanização da Encosta do Parque loja 1 2910 Setúbal

Telefone: 265 081 223

Email: rsi@osonho.pt