Loader Image

História

“A Joaninha” é uma Instituição Particular de Solidariedade Social e está inserida no Bairro Social da “Tetra”, na Freguesia de S. Sebastião.

No passado, surgiu na indústria de papel – INAPA, a necessidade de um local de guarda para os filhos dos seus trabalhadores, com idades compreendidas entre os 3 e os 36 meses, durante o tempo de laboração dos pais. Devido às dificuldades encontradas no atendimento à primeira infância, a Comissão de Trabalhadores e o Instituto da Família e Acção Social (I.F.A.S.), realizaram todo um trabalho para implementação de um equipamento que desse resposta a esta faixa etária e concretamente a este grupo de crianças e famílias.

O processo iniciou-se com a cedência das instalações pela Câmara Municipal de Setúbal.

Em 1979 nasce a Mini-Creche “A Joaninha”, cujos encargos financeiros eram suportados, quase na totalidade, pela empresa já referida.

Com o envelhecimento da população trabalhadora, “A Joaninha” deixou de receber crianças pertencentes a pais da INAPA, e ao respectivo subsídio, correndo o risco de encerrar. A fim de solucionar este problema abre as suas portas a todas as crianças da comunidade, passando a ser subsidiada pelo I.F.A.S. e, posteriormente, pelo Centro Regional de Segurança Social de Setúbal.

Orgãos Sociais

Presidente Telma Alexandra Duarte Gaudêncio
Secretária Paula Alexandra Pereira Mendes
Secretário Eusébio da Silva Amaro
Presidente Florival Manuel Santos Cardoso
Secretária Maria Leonor Rodrigues Pereira
Tesoureiro José João Susana Gouveia
Presidente Ilda Clara Almeida Cruz Rodrigues
Secretária Kátia Vanessa da Silva Rochinha Galego
Secretária Maria José Mestre Martins Santos Cardoso

Objetivos Pedagógicos

São objetivos da resposta social de Creche……

 

  1. Promover a participação ativa dos representantes legais das crianças ao nível da gestão das respostas sociais;
  2. Proporcionar o bem-estar e o desenvolvimento integral das crianças num clima de segurança afetiva e física, durante o afastamento parcial do seu meio familiar através de um atendimento personalizado;
  3. Colaborar estreitamente com a família na partilha de cuidados e responsabilidades em todo o processo educativo das crianças;
  4. Sinalizar e encaminhar problemas sociais, definindo formas de prevenção e/ ou intervenção sóciocomunitária;
  5. Colaborar de forma eficaz no despiste precoce de qualquer inadaptação, precocidade ou deficiência;
  6. Assegurar a colaboração dos diversos níveis do pessoal técnico, em complementaridade educativa tendo como finalidade responder de forma integrada às necessidades biopsicossociais.

Também são objetivos da nossa Creche……

  • Promoção do acolhimento, guarda, proteção, segurança, e de todos os cuidados básicos necessários às crianças;
  • Favorecer a relação afetiva/construtiva e criar um ambiente securizante;
  • Desenvolvimento do sentimento de pertença ao espaço/ambiente da creche;
  • Numa perspetiva de complemento familiar, durante o tempo parcial de afastamento da criança do seu meio familiar, assegura, na perspetiva pedagógica do educuidar, alimentação (almoço e lanche), cuidados de higiene, sono e conforto durante o período de permanência da criança;
  • Rodear os bebés/crianças, durante a rotina diária, de experiências de descoberta com os materiais, os espaços, os pares e os adultos;
  • Desenvolvimento da expressão motora através de jogos/atividades propostas ou brincadeiras auto-iniciadas, a motricidade global e a motricidade fina; jogos de movimento; expressão dramática, teatro de fantoches; expressão plástica, pintura em diversos planos e materiais diversificados, rasgagem, recorte, colagem digitinta, desenho;
  • Sensibilização para a expressão musical, através da exploração dos sons e dos ritmos; movimentos e batimentos corporais;
  • Proporcionar situações de aprendizagem para a aquisição e desenvolvimento da linguagem oral e facilitar a abordagem à linguagem escrita, de forma não escolarizada (facilitar a emergência da linguagem escrita e da literacia emergente (o contacto com a escrita tem como instrumento fundamental o livro)
  • Proporcionar atividades de raciocínio pré-lógico (classificação, seriação, formar conjuntos, exploração de materiais abertos;
  • Promoção e desenvolvimento global da criança, através das suas múltiplas linguagens.

Contactos

Contactos Pirilampos:

Morada: Largo Celestino Rosado Pinto, 8 Cv B, 2910-453 Setúbal

Telefone: 265 711 675

Email: associacaoajoaninha@sapo.pt